Estilista baiana Lia Presenti comemora 6 anos com expansão para o mercado internacional e produção para artistas renomados

Paola Poliny_Foto Divulgação

 

Com ateliês em Salvador e no Texas (EUA), onde atualmente mora, a criadora ressalta a importância do trabalho e se diz grata pelo reconhecimento alcançado até então.


No último domingo (29), a estilista baiana Lia Presenti celebrou o 6º aniversário de sua marca de moda praia de luxo, que leva o seu nome, com grandes conquistas no mercado nacional e internacional. Tendo como principal proposta a exaltação da tropicalidade brasileira em suas estampas exclusivas, Lia assinou diversas vestes para clientes renomados no cenário artístico-cultural.


Criada em 2018, a marca se tornou destaque ao trazer um diferencial pensado pela estilista: produzir peças da alta costura para o uso nas praias, algo que é um dos grandes símbolos da beleza nacional mundo afora. Lia atualmente vive na cidade de Houston (Texas), Estados Unidos, onde mantém um ateliê sem deixar de lado as suas raízes em Salvador, local onde tudo começou.


“Hoje mantenho dois escritórios, na Bahia e aqui, no Texas. É uma forma de expandir o nosso negócio e, principalmente, exportar a arte soteropolitana em forma de moda praia. Todos ficam maravilhados com as coleções e a sensação é uma só: de estar usando algo que resume bem o encanto e elegância da nossa cultura”, ressaltou.


O impacto pode ser visto na cidade de Wildwood, na Flórida, onde uma das ruas que cortam a cidade leva o nome da criadora de moda, o que para ela é um grande orgulho e demonstração dos resultados que seu trabalho está conquistando na comunidade internacional.


Reconhecimento


Mesmo com pouco tempo no mercado, Lia Presenti já produziu roupas para artistas renomados do país, em uma lista de peso, como os cantores Armandinho (no evento do jubileu da banda Armandinho, Dodô e Osmar), Gerônimo e Paola Poliny; as atrizes Mônica Carvalho, Cláudia Mello, Laura Keller e Giovanna Alparone; a influenciadora e ex-BBB Natália Deodato; e a jornalista e apresentadora Aline Prado.


Suas criações já estamparam capas de revistas especializadas inúmeras vezes, demonstrando o resultado assertivo em criatividade e expressão do laço cultural que a Bahia tem com o sol e o mar. Foi com esta ideia que ela recentemente criou a coleção ‘Al Mare’, que foi exibida na Toscana, região costeira da Itália, em meio ao verão europeu do ano passado.

“Os sentimentos que temos com a praia, com o brilho solar e a tranquilidade das ondas do mar é o mais lembrado e requisitado pelos estrangeiros, que querem ser como a gente, e ‘Al Mare’ trouxe essa energia de forma vibrante”, explicou Lia.


Além disso, através de seu trabalho, a baiana conheceu  a renomada atriz de Hollywood Jane Fonda, que detém dois prêmios Oscars, sete Globos de Ouro e um Emmy. Por levar como missão a manifestação pelo meio ambiente, bandeira que a artista mantém, Lia Presenti pôde se encontrar com ela e conversar sobre a importância do estilo e tendências em prol destas lutas.


Projetos futuros


A expansão para outros países faz parte do plano de negócios da empresa, que visa consolidar como marca 100% brasileira e, antes de tudo, baiana, que levará para fora o clima alegre e belo de nossa região. Dessa forma, Lia Presenti deseja descentralizar o mercado de moda, ainda muito focado no Eixo Rio-São Paulo.


“Ao falar de praia, de mar, de verão, de primeira é lembrado o Nordeste, por conta de nosso litoral, nosso povo que ama um banho de praia, o meio ambiente e o lazer que nos proporciona. Por que as marcas da região não conseguem o prestígio neste espaço? Nós queremos mudar isso”, enfatizou Lia.


Além de fortalecer o seu ateliê nos Estados Unidos, a estilista quer chegar e firmar parcerias no continente europeu, especialmente a Itália e França, berços de movimentos artísticos e sedes de grandes festivais de moda. “A ideia é levar Salvador para todos os cantos do mundo, a nossa terra merece ser vista nas estampas, a alta costura precisa de uma nova cara”, completou.


Comentários

Postagens mais visitadas