No mês mundial de conscientização da Dermatite Atópica, especialista chama atenção para os cuidados nas estações mais quentes
O suor excessivo é um dos principais fatores desencadeantes de crises durante a Primavera e o Verão
Em comemoração ao mês mundial de conscientização da Dermatite Atópica, o Instituto Bahiano de Imunoterapia (IBIS), referência em Salvador no tratamento dessa condição, reforça a importância dos cuidados durante as estações mais quentes do ano. De acordo com o dermatologista da Clínica, Dr. Gleison Duarte, a dermatite atópica é uma doença crônica inflamatória da pele, afetando 10% dos adultos e 20% das crianças. Caracteriza-se por prurido, manchas vermelhas e ressecamento, e é frequentemente confundida com alergias. A condição resulta de uma barreira cutânea comprometida e uma inflamação autoinduzida.
Na Bahia, embora a exposição ao pólen seja constante, é o aumento da transpiração que agrava os sintomas, devido à irritação causada pelo suor na pele dos pacientes atópicos. Segundo o médico, as manifestações da dermatite atópica não variam significativamente entre as estações, mas os gatilhos diferem. Na primavera e verão, a sudorese é o principal fator de crise, enquanto no inverno, banhos quentes e demorados são mais comuns. Para indivíduos sensíveis a alérgenos sazonais, como pólen e mofo, recomenda-se minimizar a exposição em casa, reduzindo fontes como cortinas, tapetes e ursos de pelúcia.
Para prevenir surtos, o uso regular de hidratantes adequados é essencial, além de evitar piscinas cloradas, banhos quentes e produtos inadequados para a pele, como chás de plantas populares na Bahia, que podem agravar a condição. Estresse psíquico e roupas sintéticas e justas também podem ser gatilhos pessoais.
O diagnóstico da dermatite atópica é principalmente clínico, baseado na anamnese e exame físico, raramente necessitando de exames adicionais. Pacientes em tratamento com imunoterapias devem agendar consultas de acompanhamento a cada dois ou três meses.
Centro de Excelência
A IBIS é certificada como Centro de Referência de Certificação e Excelência em Dermatite Atópica (ADCARE), oferecendo tratamentos inovadores, desde imunoterapias clássicas até modernas, orais e subcutâneas. Este certificado amplia a capacidade da clínica em diagnosticar e tratar a doença com maior agilidade, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.
O instituto também abriga um Centro de Pesquisas Clínicas de ponta, realizando estudos de fase três com tratamentos inovadores, mesmo para pacientes que não obtiveram sucesso com tratamentos modernos oferecidos por planos de saúde.
Dr. Gleison Duarte, dermatologista da clínica IBIS – Salvador, parte do Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), é uma referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil e está disponível para entrevistas sobre o tema.
Comentários
Postar um comentário