Tratamento com imunobiológicos pode proporcionar qualidade de vida às pessoas que convivem com doenças raras e autoimunes



Somente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas têm algum tipo de doença rara, sendo a maioria de origem genética, segundo o Ministério da Saúde. Apesar do levantamento estatístico, o médico reumatologista Alexandre Ibrahim conta que chegar a um diagnóstico dentro deste universo não é tão simples e rápido, mas há boas notícias. Segundo ele, que é diretor da Novaclin, unidade que integra o Grupo Cita em Salvador, ainda que a maioria dessas patologias não tenham cura, assim que a doença é diagnosticada abrem-se possibilidades de tratamentos eficazes que proporcionam saúde e bem-estar, a exemplo dos imunobiológicos.


 


Também reumatologista e sócia da Novaclin, Ana Teresa Amoedo afirma que o principal impacto na vida de pacientes com doença rara é o diagnóstico equivocado ou tardio, além da passagem por vários especialistas. “A diversidade de sintomas, a falta de acesso à informação e a centros especializados são os principais gargalos. Por isso, entre o aparecimento dos primeiros indícios e a concretização de um diagnóstico, estima-se um prazo de seis anos”, revela, reforçando a importância dos imunobiológicos no tratamento dessas doenças.


 


Para a médica reumatologista Claudia Costa, que também integra o time de sócios da Novaclin, um tratamento adequado é aquele capaz de amenizar os sintomas e reduzir complicações, proporcionando qualidade de vida ao paciente e impedindo a evolução da doença. “É assim que agem os imunobiológicos, representando um verdadeiro avanço nos cuidados de patologias raras e autoimunes. As medicações imunobiológicas são produzidas de forma personalizada, ou seja, de acordo com a necessidade do paciente e correspondem aos anticorpos que atuam em lugares específicos das vias imunológicas e inflamatórias, estabilizando, assim, a doença que pode surgir em qualquer região do nosso organismo”, detalha a especialista.


 


Diagnóstico precoce e inovação


A melhor forma de evitar o avanço de uma doença é buscar o atendimento médico de forma precoce, ao surgirem os primeiros sintomas e redobrar a atenção se houver histórico familiar. Clínica inovadora e pioneira na capital baiana em terapias assistidas com imunobiológicos, a Novaclin oferece tratamento com multiespecialidades, a exemplo da reumatologia, neurologia, dermatologia, gastroenterologia, nutrição e psicologia.


 


“Quando o assunto é saúde, inovação, humanização e tratamento personalizado, clínica promove discussões de casos clínicos de forma integrada, tendo como foco a promoção de melhor qualidade de vida aos seus pacientes, através do Centro de Terapia Assistida Infusional em Imunobiológicos - voltado ao acompanhamento de doenças raras e autoimunes”, explica a reumatologista Juliana Bahia Cardozo, enfatizando que a Novaclin possui premiações diversas por conta dos serviços prestados, a exemplo do Prêmio Benchmarking Saúde em 2023, como clínica inovadora e referência em imunobiológicos.


Comentários

Postagens mais visitadas