Casa Sankofa promove projeto "Samba Delas" para valorização e visibilidade das mulheres no samba
Samba de Lua, Pagode da Negrona e Samba de Leoah |
Localizada no bairro Dois de Julho, a Casa Sankofa se consolida como um espaço cultural comprometido com a promoção da cultura negra e diversidade
Comprometida com a promoção da cultura negra e diversidade, a Casa Sankofa Bar e Cultura anuncia o lançamento do projeto “Samba Delas”. Com o objetivo de destacar e valorizar as mulheres no universo do samba, o projeto reflete a intenção de oferecer um espaço inclusivo e central para mulheres talentosas, com ênfase especial em proporcionar visibilidade para artistas negras e LGBTQIAP+. A programação, que vai de sexta a domingo, conta com Pagode da Negrona com Naiara Garrido, Samba da Leoah com Eloah Monteiro, Agatha Clarissa, Mari Santana e Meg de Sousa, além do tradicional FeijoSamba com Samba de Lua.
A força cultural do bairro Dois de Julho, localizado no Centro Histórico de Salvador, é a inspiração para o projeto que nasce da compreensão e do reconhecimento da base feminina marcante no cenário musical. A programação do Samba Delas é diversificada, reunindo mulheres de diferentes lugares e com vozes únicas. Na sexta-feira, o palco é tomado pelo Pagode da Negrona, enquanto o sábado é reservado para uma noite dedicada ao Samba da Leoah. No domingo, dia da tradicional feijoada do espaço, o Samba de Lua contribuirá para a riqueza musical do projeto.
Com uma equipe majoritariamente feminina e completamente diversa no espectro LGBTQIAP+, a equipe da Casa Sankofa reflete o compromisso do espaço em ser inclusivo. O Samba Delas é uma extensão natural desse compromisso, buscando proporcionar oportunidades e reconhecimento para as mulheres na cena musical.
"Uma abordagem inovadora do nosso projeto é a implementação do esquema 'Pague Quanto Puder'. Essa estratégia vai além de fortalecer os laços com a comunidade; ela reconhece a importância crucial de apoiar financeiramente as artistas e o projeto como um todo. Nossa ideia é assegurar não apenas a visibilidade imediata, mas também a sustentabilidade a longo prazo das iniciativas lideradas por mulheres no samba. Queremos garantir que essas vozes continuem ressoando e sendo valorizadas, e acreditamos que a contribuição financeira da comunidade é fundamental para esse objetivo”, comenta Thais Nascimento, co-idealizadora do projeto e sócia da Casa Sankofa.
O projeto não é um evento isolado, mas uma promessa contínua da Casa Sankofa. A intenção é que, toda semana, as mulheres estejam no centro das atenções, contribuindo para a construção de uma comunidade mais inclusiva e vibrante.
Confira a programação para o final de semana com Samba Delas:
23 de Fevereiro (Sexta-feira):
19h30 - Pagode da Negrona com Naiara Garrido
24 de Fevereiro (Sábado):
19h30 - Samba da Leoah com Eloah Monteiro, Agatha Clarissa, Mari Santana e Meg de Sousa
25 de Fevereiro (Domingo):
FeijoSamba com Samba de Lua
12h - Feijoada
16h - Samba
SERVIÇO
Casa Sankofa (@sankofacasa)
Endereço: R. Democrata, 16 - Dois de Julho, Salvador - BA, 40060-100
Horários de funcionamento:
Terça, quarta, quinta e sexta: 15h30 às 00h
Sábado: 11h30 às 00h
Domingo: 11h30 às 21h
Comentários
Postar um comentário