1ª Feira Afro Criativa do Saboeiro

A 1ª Feira Afro Criativa foi criada para fomentar a cultura e a economia dos moradores do bairro do Cabula que absorve a localidade do Saboeiro já tem data marcada e local definido; serão dois dias, que ficarão marcados na memória e na história da comunidade. E essa história se inicia nos dias 17 e 18 de março, na quadra poliesportiva, ao lado da Associação de Moradores. 


O bairro do Saboeiro, localizado na área urbana da capital de Salvador, vizinho ao bairro do Cabula, hoje assume o posto de uma das comunidades que mais tem comércio informal. Pensando em fomentar uma economia criativa com ações afirmativas de letramento racial, e pensando no mês da mulher, um grupo de produtores vai irganizar e proporcionar palestras sobre empoderamento feminino e saúde da mulher. Além das questões didáticas o evento também vai apostar em atrações musicais e culturais promovendo interação social para que a vizinhança se conheça e se una por um bem maior. 


A 1ª Feira Afro Criativa foi pensada e produzida através de uma iniciativa do coletivo de moradores do bairro, que tem como objetivo levar consumidores com potencial de aprender e absorver a multi-pluralidade criativa e cultural, por meio de produtos e serviços oferecidos por empreendedores que movimentam o bairro com ações impulsionando a cultura negra, dando visibilidade aos expositores que residem no Saboeiro: "Entendemos o empreendedorismo negro como ato fundamental na mudança estrutural de um mercado que precisa absorver e respeitar as existências pretas, enquanto potências criativas.", ressaltou o líder comunitário Weber Neves.  


A Feira vai além do consumismo com o intuito de proporcionar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde: mutirão de aferição de pressão arterial e glicemia, palestras sobre a saúde da mulher e assessorias jurídica e psicológica; visando promover uma fonte de renda acontecerão oficinas de turbantes e tranças. O evento ainda contará com Roda de Capoeira e muito bate-papo com assuntos de interesse do Saboeiro e bairros adjacentes.


Programação completa:


Sexta-feira (17/03)


Abertura com atuações de saúde da secretaria municipal de saúde.


Ativação e distribuição de brindes da Drogaria São Paulo aferindo pressão e medição de glicemia, mais bate-papo com o farmacêutico com explicações sobre automedicação e seus riscos.


Música e roda de bate-papo com o cantor Romero Mateus, com tema Racismo e suas estruturas.


Palestra sobre saúde da mulher com o Dr George Trindade Costa


Fechamento Grupo de outra forma Happy Hour


Sábado (18/03)


A partir das 09h


Abertura com roda de capoeira 


Palestra sobre violência doméstica com a secretária municipal de reparação racial e políticas para mulheres.


Roda de bate-papo Confie


Roda de samba 


Bate-papo sobre economia criativa

Intervalo com Gastronomia local (feijoada)


Apresentação do grupo de Outra Forma com rodas de bate-papo


Oficina de tranças e turbantes


Happy hour grupo de Outra Forma.


Encerramento às 20h

Comentários

Postagens mais visitadas