Como escolher a melhor cafeteira para sua casa: dicas indispensáveis

Dominika Roseclay/Pexels

O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás apenas da água. O amor é tanto que a estimativa é de que mais de 400 bilhões de xícaras sejam servidas todos os dias em todo o globo.

Embora o Brasil seja o maior produtor de café do planeta – produzindo mais de 2,6 toneladas por ano –, fica em 14º lugar no ranking de países que mais consomem a bebida, com uma média de 5,8 kg per capita, de acordo com o WorldAtlas.

O país campeão é a Finlândia, que consome 12 kg per capita anualmente. A lei finlandesa, inclusive, dá o direito a pausas para o café a seus trabalhadores.

A lista completa dos maiores consumidores de café (kg por pessoa por ano) fica assim:


Finlândia: 12 


Noruega: 9,9 


Islândia: 9 


Dinamarca: 8,7 


Países Baixos: 8,4 


Suécia: 8,16 


Suíça: 7,9 


Bélgica: 6,8 


Luxemburgo: 6,5 


Canadá: 6,5 


Bósnia e Herzegovina: 6,2


Áustria: 6,1 


Itália: 5,9 


Brasil: 5,8


Eslovênia: 5,8 


Alemanha: 5,5


Grécia: 5,4 


França: 5,4 


Croácia: 5,09


Chipre: 4,9


Líbano: 4,8


Estônia: 4,5


Espanha: 4,5


Portugal: 4,3 


Estados Unidos: 4,2 


A forma de beber aquele café fica por conta de cada um. Há quem goste de açúcar ou adoçante. Outros, só puro.


Em alguns países, como nos Estados Unidos, bebidas cafeinadas geladas com receitas elaboradas e cheias de ingredientes açucarados são comuns. Já no Brasil, o bom e velho café preto é o suficiente para a maioria das pessoas, talvez um pingado.


A verdade é que o café traz conforto independentemente de sua forma, estimulado pelas raízes culturais, paladar afetivo e, é claro, pelos efeitos da cafeína. A ciência já sabe que esse composto químico ajuda no humor, na concentração e na memória – além da insônia.


E apesar das diferenças de consumo e das sensações provocadas pelo café, muita gente reconhece que ter uma cafeteira em casa facilita o dia a dia. Dependendo do modelo, ainda permite experimentar novos sabores, que fogem um pouco da bebida tradicional.


Mas com tantas opções no mercado, qual escolher?


Tipos de cafeteira

Na hora de escolher sua cafeteira, pense em seu gosto pessoal. Gosta de um café clássico e sem invenções? Um modelo mais básico pode ser o ideal. Ou prefere se aventurar nos sabores e adora coisas novas? Talvez investir em uma máquina com mais funcionalidades seja a melhor opção.


Vale também pensar no custo-benefício – se uma cafeteira mais barata vai atender a todas as suas necessidades ou se vale a pena comprar um aparelho robusto, mesmo sabendo que gastos futuros serão necessários (com grãos ou cápsulas, por exemplo).


Antes de tomar essa decisão, confira abaixo alguns tipos de cafeteiras e veja qual é a melhor para ter na sua casa.


Cafeteira elétrica

Esse tipo de cafeteira elétrica é aquele mais simples, que não precisa de cápsulas ou apetrechos especiais, apenas pó de café e água.


É prático e eficiente, visto que o sabor é o mesmo do cafezinho feito no bule – mas com ainda mais praticidade. Também tem a ótima função de manter a bebida aquecida por mais tempo, mas evitando aquele gosto desagradável de café velho.


Por ter uma faixa de preço bastante amigável (média de 100 reais), é a cafeteira mais popular do Brasil.


Marcas notáveis: Mondial, Electrolux, Cadence, Lenox.


Cafeteira de cápsulas

Queridinhas do momento, as cafeteiras de cápsulas fazem sucesso porque apresentam diferentes sabores de café e outras bebidas, como chás e chocolate quente.


Além disso, as medidas já são vendidas na quantidade certa, o que facilita o preparo. Basta inserir a cápsula na máquina, acertar a dosagem e pronto.


Para esse tipo de cafeteira, é recomendado optar por marcas reconhecidas no mercado, que prezam não somente pela qualidade dos aparelhos, mas também dos ingredientes.


Antes de comprar, pesquise a conduta dos fabricantes, buscando informações sobre os sabores, quais ingredientes são utilizados e qual o preço médio das caixas de cápsulas.


Também vale investigar qual a proposta de sustentabilidade da marca em relação ao descarte das cápsulas. Geralmente, é incentivado que os recipientes sejam destinados à coleta seletiva ou a pontos de entrega espalhados pelo país.


Marcas notáveis: Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Três Corações, EOS.


Cafeteira de café espresso 

As máquinas geralmente têm designs bem elegantes, o que torna essa cafeteira ainda mais desejada pelos apaixonados por café.


O espresso é caracterizado pelo processo de passagem da água quente sob alta pressão, o que ajuda a intensificar o sabor e o aroma.


É por isso que um espresso é mais forte do que outros cafés, como o coado, por exemplo, que é feito apenas com pó, filtro e coador.


Marcas notáveis: Oster, Mondial, Philco.


Cafeteira italiana

Elétrica ou manual, a cafeteira italiana tem design vintage e ar refinado, muito apreciado pelos grandes aficionados por café.


O preparo é feito com água na base e o pó em um compartimento separado, sem a necessidade de filtro de papel. 


Marcas notáveis: Bialetti, Moka.

Comentários

Postagens mais visitadas