Neste domingo (1º) Luiz Caldas lança álbum em homenagem a Martinho da Vila

No próximo dia 1º de maio (domingo), o artista baiano Luiz Caldas lança álbum de samba no qual traduz em música a sua admiração pelo cantor e compositor carioca Martinho da Vila. Intitulado Martinho é do Samba e da Vila, o novo disco traz dez canções inéditas inspiradas na obra do veterano colega de profissão e no seu legado para a música brasileira. Disponível no site www.luizcaldas.com.br e nas principais plataformas de streaming, o disco é o 122º do projeto de lançamentos mensais de Luiz Caldas.

Na faixa que dá nome ao álbum, Luiz passeia por diversos títulos de canções da trajetória de Martinho da Vila, pontuando grandes clássicos da vida dele. Em apenas uma estrofe da música, ele cita diferentes sucessos do homenageado: A favor da “Felicidade” / Sou um “Amante do Rio”/ Que é o celeiro do samba /E “A Vila Canta Martinho”/.“Nessa canção, eu segui a mesma linha de Axé pra Lua (1980), em que homenageio Luiz Gonzaga passeando pela obra dele”, comenta.

Luiz Caldas acrescenta que artistas influenciados por Martinho também inspiram faixas do disco, a exemplo de Zeca Pagodinho e Diogo Nogueira. “É incrível a importância de Martinho para a carreira de outros sambistas da geração dele e das que vieram depois. A força que ele tem e o que ele fez pelo samba acredito que poucos artistas fizeram, sempre abrindo caminhos e florindo”, pontua.

Em sintonia com o exemplo de Martinho, Luiz Caldas associa seu projeto de lançamentos mensais à mesma proposta de abertura de caminhos e valorização de talentos. Não à toa, em Martinho é do Samba e da Vila ele estreia uma parceria com Filipe Leonardos, músico da nova safra de talentos da Bahia, que divide com ele e com Eduardo Gil a composição da faixa de trabalho do disco.

Estreiam ainda no projeto os instrumentistas Ivanzinho Papacuco (percussão), Ivã Barreto (cuíca) e Franklin Araújo (flauta e sax tenor), e ainda o artista plástico Leandro Oliveira, que assina a capa. Também não deixam de marcar presença, dividindo composições com o anfitrião, os parceiros veteranos Guilherme Menezes (Quem vê Cara não vê Coração), Gigi Cerqueira (De Novo), Nagib (Ela é minha Namorada), Galdêncio Neto (Saudade), Azar do Azar (Cesar Rasec).

Comentários

Postagens mais visitadas