Dia Nacional da Mulher reforça importância do cuidado com a saúde feminina
Em meio à celebração do Dia Nacional das Mulheres, que é comemorado em 30 de abril, busca-se reforçar a importância do cuidado com a saúde feminina. A visita anual ao ginecologista é muito importante e deve ser feita por todas as mulheres. Afinal, o ginecologista é o médico responsável por diagnosticar muitas doenças, bem como identificar o início da menopausa e demais problemas.
De acordo com a ginecologista e presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia (Sogiba), dra. Marcia Cunha, é indicado ir ao ginecologista, pelo menos uma vez por ano para realizar exames de diagnóstico preventivos, como o papanicolaou, que ajuda a identificar precocemente alterações no colo uterino que, quando não são tratadas corretamente, podem levar ao surgimento de câncer, por exemplo.
“Além disso, diversas doenças possuem sintomas que são facilmente despercebidos ou confundidos. Como é o caso da endometriose e dos pólipos endometriais, dois distúrbios que podem acabar sendo confundidos com o período menstrual, e que provocam, respectivamente, fortes cólicas menstruais e sangramentos uterinos anormais”, explica.
A ida ao ginecologista também é recomendada para identificar infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis ou gonorreia ou fazer uma ecografia ginecológica para avaliar uma gravidez, por exemplo. A consulta ginecológica permite também a realização de exames periódicos importantes e orientação sobre prevenção.
Da mesma forma, ir ao ginecologista também propicia o aprendizado sobre os cuidados específicos da higiene íntima. “Sem contar que essas consultas contribuem para que as mulheres tirem dúvidas sobre o ciclo menstrual e suas alterações, a prevenção de IST’s, importância do autoexame de mama e sua prevenção, assim como a prevenção ao câncer de colo de útero”, destaca.
Dra. Marcia Cunha reforça também que a consulta com o ginecologista é importante pela possibilidade de identificar e controlar alterações hormonais, bem como de tratar possíveis disfunções sexuais.
*Primeira ida do ginecologista:
Quando o tema é a importância da ida ao ginecologista, pensamos também nas adolescentes e pré-adolescentes. Por isso, a 1º ida ao especialista deve ser feita logo depois da primeira menstruação, o que pode variar entre os 9 e 15 anos de idade.
Neste primeiro contato, o médico irá fazer perguntas sobre como a menina se sente durante a menstruação, se sente cólica, dor nas mamas e poderá esclarecer dúvidas e explicar sobre o que é a menstruação e como funciona o ciclo menstrual.
“A recomendação da busca pelo ginecologista se dá também entre as adolescentes, isso porque a procura se deve, principalmente por conta da iniciação da vida sexual, uso de anticoncepcionais, métodos contraceptivos e também por causa das dúvidas quanto ao desenvolvimento do próprio corpo. Em todos esses casos, para garantir a saúde e o bem-estar feminino, o recomendado é que a consulta com o ginecologista seja realizada anualmente”, aponta.
Legenda: Marcia Cunha presidente da Sogiba
Comentários
Postar um comentário