Educadores podem ajudar estudantes no processo de luto
O luto e as perdas são um tema delicado, em especial quando falamos de crianças e adolescentes. Se na sociedade, de forma geral, já é difícil debater esse tema e falar da dor e sentimentos que são acarretados por ele, isso não é diferente nas escolas. No entanto, as perdas fazem parte da vida e para tratar disso com os estudantes, os educadores precisam também discutir e se preparar para o assunto.
Para debater esse tema e maneiras de auxiliar os educadores a olharem para o seu processo de luto e também para que eles possam colaborar no debate e trabalho desse ponto com os alunos, o Bernoulli trouxe essa e outras temáticas para o Insights 2022, evento gratuito, on-line e aberto ao público em geral, educadores e demais profissionais de ensino, que acontece no sábado (02) , das 8h30 às 12h.
Com o tema “Educação Integral: cuidado, memória e identidade”, o encontro virtual vai discutir o retorno às salas de aula, depois de dois anos de pandemia, levantando questões e desafios para toda a comunidade escolar, para entender como acolher todos e todas, de forma que as diferenças sejam respeitadas e tragam um fortalecimento. O Insights vai apresentar temáticas variadas dentro do assunto principal, com a participação dos convidados, a psicóloga e pós-doutora, Dra. Elaine Gomes, a psicóloga clínica e Mestre em Relações Interculturais, Renata Borja, e o psicólogo e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Renato Caminha, com mediação das especialistas do Sistema Bernoulli de Ensino: Eline Câncio, Heloisa Baldo, Claudete Marcellino e Cecília Resende.
Para a psicóloga com especialização em Psicopedagogia e Psicologia Positiva Aplicada à Educação e assessora de relacionamento e mercado do Bernoulli Sistema de Ensino, Eline Câncio, é preciso inicialmente entender que o luto não trata apenas de morte, mas sim de todas as perdas que ocorrem ao longo da vida e que causam esse processo. “Quando falamos em um momento de pandemia como o que ainda vivemos e que foi ainda mais intenso nos últimos dois anos, temos o luto da morte e uma série de outros fatores que podem ter desencadeado luto, até mesmo a perda do convívio em sala de aula. Isso para os estudantes e para os educadores e todos que trabalham na escola”, comenta Eline
“A escola precisa se ver como fundamental nesse processo, pois a formação dos jovens não é apenas relacionada ao conhecimento cognitivo, que é essencial, mas também a gestão faz emoções, para que essa pessoa possa ser sua melhor versão na vida”, completa Eline.
Para inscrições e programação completa do Insights é possível acessar https://sistema.bernoulli.com.br/bernoulli-insights-2022
Legenda: Renata Borja
Comentários
Postar um comentário