Ouvir música antes de dormir contribui com o sono e melhora a qualidade de vida

Você sabia que ouvir música antes de dormir é uma das formas mais eficazes de ter um sono de qualidade? Uma boa trilha sonora ajuda a adormecer mais rápido, prolonga a duração e a qualidade do sono e ainda melhora a memória, o humor e a ansiedade, gerando maior bem-estar ao longo do dia

“Escutar música antes de dormir afeta o sistema nervoso simpático, que reduz a sua atividade e ajuda o corpo a relaxar e se preparar para os estágios do sono. O hábito também contribui para a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e respiratória, relaxa os músculos e regula o hormônio cortisol, que reduzirá o estresse e a ansiedade. Com isso, a música melhora a qualidade do sono e, consequentemente, o funcionamento do corpo”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma – The Sleep Company.

Confira abaixo quatro dicas de como incorporar a música na sua rotina:

- O tempo ideal para ouvir música antes de dormir

Aproximadamente 45 minutos. Segundo estudos, esse é o tempo que os entrevistados escutaram músicas relaxantes antes de tirarem um cochilo ou irem para a cama relatando um sono significativamente melhor e maior.

- Crie uma lista de músicas

Fazer uma playlist com as suas músicas favoritas para relaxar ajuda a estimular a atividade e criar uma rotina. 

- Não é só música clássica que relaxa

Vários gêneros musicais podem ajudar a ter um sono de qualidade. Estudos mostram que as músicas favoritas para acalmar antes de dormir vão desde Johann Sebastian Bach e Amadeus Mozart, grandes nomes da música clássica, até Ed Sheeran e Coldplay. Busque seu estilo!

- Evite escutar música alta

Ouvir música em volume alto de 70 decibéis, que equivale a tráfego rodoviário, aéreo e industrial, pode causar sintomas depressivos, ansiedade e distúrbios do sono. O recomendado é manter o volume abaixo de 40 decibéis - o equivalente ao som de um refrigerador -, que é silencioso, mas ainda permite escutar bem as músicas.

Imagem: Diário de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas