Debutante: emissora completa 15 anos e reafirma seus laços com o público baiano

Completando 15 anos de história, no dia 01 de fevereiro, a TV Alba se destaca entre as emissoras legislativas do Brasil.  Para celebrar a trajetória, o jornalismo preparou uma reportagem especial sobre a história da emissora, onde o telespectador vai acompanhar as mudanças na identidade visual da TV, além de mensagens de deputados, funcionários e artistas que serão exibidas durante toda a programação.

No mês de fevereiro, em que marca o retorno das atividades na Assembleia Legislativa da Bahia, o destaque vai para a continuidade de um moderno posicionamento institucional da TV do povo, que há um ano vem trabalhando junto aos parceiros, como: Grupo A Tarde, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Federação do Comércio do Estado da Bahia (FECOMERCIO), Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), TV UESB, SEBRAE e Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).

Segundo Michele Gramacho, diretora da Fundação Paulo Jackson, que administra a Rede Alba, a emissora vem se aproximando ainda mais do povo baiano, o marco é um olhar moderno, uma gestão que entende de comunicação.

“Toda a construção da TV Alba, desde sua fundação, foi super importante e eu tive o prazer de vivenciar parte dessa evolução. Em 2014, quando a TV virou canal aberto, passei a integrar a equipe como repórter e apresentadora, e 7 anos depois aceitei o desafio de dirigir a emissora. Desde então, todo trabalho que estamos desenvolvendo, há um ano, é para oferecer ao telespectador uma TV interessante, moderna, inclusiva, que cumpra o papel de conferir transparência das atividades do Poder Legislativo e, também, impacte a população com informações relevantes. Para atingir esse objetivo foi necessário todo um trabalho de readequação de linguagem, criação e reposicionamento de conteúdos e, entre outras, mudanças físicas e conceituais que vocês vão ver ao longo desse ano comemorativo. Acho que aqui cabe o clichê: a TV Alba faz 15 anos, mas quem ganha o presente é você, povo da Bahia, explica”.

O telespectador pode interagir, sugerir e acompanhar a programação de uma forma exclusiva, no cardápio de programação a TV conta com 26 programas, presentes também nas plataformas digitais @tvalba no Instagram, Facebook e Youtube; no site: www.alba.tv.br e nos canais 12.2 (digital) e 18 (NET). 

A grande novidade é a Alba, a influenciadora virtual que vai humanizar a experiência de comunicar as redes sociais de uma forma irreverente e inteligente, é uma estratégia de inclusão digital que já vem sendo trabalhada na Casa.

ESTÚDIO

O estúdio assinado pelo artista plástico Ray Vianna, será moderno, dinâmico e exclusivo. Ray analisou o antigo estúdio e estudou a possibilidade de fixar as partes já existentes e criar novas peças que vão fazer com que as tapadeiras se multipliquem, dando possibilidade de fazer diversos estúdios. “Esse estúdio é particularmente peculiar, o projeto traz uma dinâmica com variedades de ter cenários diferentes. Com esse novo formato, os monitores serão suspensos, fixados em trilhos no teto, trazendo uma mobilidade muito grande, fazendo com que o som circule em todo o estúdio”, explica.

Em parceria com o iluminador Lázaro Santa, Ray acrescentou em seu projeto uma iluminação que possibilita deixar o estúdio totalmente iluminado, podendo sempre ser renovado, dando uma variedade estética a cada programa.

ALBA

Negra e empoderada, a Alba surgiu para fazer participações em ações institucionais, mas o projeto acabou ficando maior, levando a personagem para a programação da TV. Criada pelo diretor de arte e animador de movimento da TV Alba, Zé Eugênio, o projeto que inicialmente seria desenvolvido em 3D, foi transferido para um software onde é definido os movimentos de uma pessoa capturando o rosto e tudo será reproduzido pela personagem, que está em processo de construção. A nossa influenciadora virtual ainda nem estreou e já está sendo cotada para outro setor da Assembleia.

SLOGAN

Apesar de uma emissora pública, legislativa e educativa, a TV Assembleia acima de tudo é uma TV interessante, moderna, que possibilita novos olhares, impactando o telespectador a cada notícia que muda a todo o tempo. “A ideia sempre foi fazer com que a TV Alba acompanhasse essa agilidade da informação, então colocamos na ponta do lápis, planejamos e encontramos a solução. A 15 minutos uma notícia, seja ao vivo ou não, entra na nossa programação uma notícia factual”, explica Michele. 

Foto: Raphael Muller

Comentários

Postagens mais visitadas